Sessão Plenária

5ª Sessão Ordinária

1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura

05 de março de 2013 (Terça-feira), às 20h00

Presidente: MARCEL PINTO DA COSTA / PSDB

Vice-Presidente: WINDSON PINHEIRO / PSDB

1º Secretário: JEAN FERREIRA DA SILVA / PSC

2º Secretário: GUILHERME DE SOUZA MARTINS / PPS

Vereadores Presentes [10]: MIRA / MDB, GUILHERME DE SOUZA MARTINS / PPS, GUMERCINDO JOSÉ ROSSATO BERNARDI / PSDB, IGOR FIORENTINO / PSDB, JEAN FERREIRA DA SILVA / PSC, LEOPOLDO / PSL, MARCEL PINTO DA COSTA / PSDB, OSIAS SOARES DE OLIVEIRA / PT, VALDECIR DE TRAQUE / PR, WINDSON PINHEIRO / PSDB

Leitura de Matérias recebidas de Diversos
Leitura de Matérias recebidas do Executivo
A Sessão foi iniciada com a discussão e votação da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade dos votos dos presentes.
Logo após iniciou-se os RECEBIDOS DOS SENHORES VEREADORES: Constou do PLO 21/2013 – PROJETO DE LEI ORDINARIA – alterando a Lei Municipal 2.932, de 28/02/2007 – que instituiu o Calendário Oficial de Eventos do Município, incluindo prioridade para os eventos mais antigos. Autoria: Vereador Valdecir. Constou do PLO 22/2013 – PROJETO DE LEI ORDINARIA – estabelecendo a realização de palestra mensal nas escolas da rede publica municipal, esclarecendo os prejuízos ocasionados à saúde daqueles que fazem uso do fumo, álcool e tóxicos em geral, destinadas aos alunos do ensino fundamental, e da outras providencias. Autoria: Vereador Guilherme. Constou do PLO 23/2013 – PROJETO DE LEI ORDINARIA – obrigando os bares, boates, clubes, bailões e congêneres sediados no município, a imprimir em seus convites e cartões de consumação, os slogans “se beber não dirija” e “drogas – diga não”. Autoria: Vereador Guilherme. Constou do PLO 24/2013 – PROJETO DE LEI ORDINARIA – declarando de utilidade publica a Associação Nossa Senhora dos Navegantes. Autoria: Vereador Mira. Constou dos seguintes PARECERES: 1. favorável ao PDL 1/2013 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO - que aprecia Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre as contas da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, referente ao exercício de dois mil e dez (2010), da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade. – 2. Favorável ao PLO 18/2013 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA - concede prazo para regularização de prédios, acréscimos e reformas, concluídas ou não, com projetos ou não, sem licença ou em desacordo com projeto aprovado e dá outras providências, da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação. – 3. Favorável ao PLO 18/2013 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA - concede prazo para regularização de prédios, acréscimos e reformas, concluídas ou não, com projetos ou não, sem licença ou em desacordo com projeto aprovado e dá outras providências, da Comissão de Ocupação do Solo, Obras, Serviços Públicos, Esporte, Cultura, Turismo, Assistência Social, Saúde e Educação. Constou do REQUERIMENTO requerendo relação da programação de eventos que estão incluídos no calendário oficial de eventos do município para o ano de 2013. Autoria: Vereador Valdecir. Constou das seguintes MOCOES: 1. De Aplauso ao Columa Futebol Clube – Time amador da Vila Simões de Ibitinga, pela conquista do 5º Titulo do Campeonato do Parque. Autoria: Vereador Guilherme. – 2. De Congratulações a todas a mulheres pela passagem do “Dia Internacional da Mulher” no próximo dia 08 de marco. Autoria: Vereador Dr. Marcel. Constou dos seguintes REQUERIMENTOS de informações sobre: 1. A falta de medicamento na farmácia municipal. Autoria: Vereador Valdecir. – 2. Incorporações e valores liquidados nos autos na reclamação trabalhista 990/2007. Autoria: Vereador Osias. – 3. Atendimento médico na área de ortopedista, com falta de medico, valor de cirurgia e desaparecimento de prontuário de pacientes, junto a Santa Casa local. Autoria: Vereador Guilherme. – 4. Continuidade da canalização do Córrego Saltinho, junto ao Jardim Rafaela. Autoria: Vereador Guilherme. – 5. Retirada do reservatório de água da Vila dos Bancários, os motivos de sua retirada e o que levou a isto. Autoria: Vereador Guilherme. – 6. Falta de medico pediatra no Posto de Saúde do Jardim Santa Clara. Autoria: Vereador Guilherme. – 7. Inclusão de shows de musica gospel, com bandas e cantores evangélicos, na Feira do Bordado de 2013. Autoria. Vereadores Jean e Osias. – 8. Quando os banheiros do cemitério municipal e prédio do velório, do Distrito de Cambaratiba, serão abertos e por quais motivos permanecem fechados. Autoria: Vereadores Jean e Osias. – 9. Limpeza e manutenção da praça do Distrito de Cambaratiba, e a quem cabe à responsabilidade destes serviços no local. Autoria: Vereadores Jean e Osias. – 10. Onde se localizam e quantas vagas possuem os pontos de taxi da cidade, e possível expansão destes locais e vagas. Autoria: Vereador Mira. Constou das seguintes INDICACOES solicitando: 1. Manutenção e funcionamento do semáforo da Avenida Japão. Autoria: Vereador Leopoldo. – 2. Instalação de ar condicionado na farmácia do Posto de Saúde da Vila Maria. Autoria: Vereador Leopoldo. – 3. Manutenção e benfeitoria do prédio do Posto de Saúde da Vila Maria, tais como, manutenção dos ares condicionados e grades de águas pluviais, colocação de persianas, instalação de ventiladores, aquisição de maquina de lavar piso e produtos de limpeza, ativação do Raios-X, construção de cobertura no estacionamento. Autoria: Vereador Leopoldo. – 4. Capinação das margens do córrego Saltinho, no trecho compreendido entre o Condomínio Village e o Jardim Terra Branca. Autoria: Vereador Leopoldo. – 5. Reinstalação do semáforo da Avenida Engº Ivanil Francischini, cruzamento com a Avenida Cecília Casemiro de Amorim, no Jardim America. Autoria: Vereador Leopoldo. – 6. Reparos na mão da estatua do Cristo Redentor localizado na entrada do Distrito de Cambaratiba. Autoria: Vereador Valdecir. – 7. Busca de recursos junto ao Governo Estadual ou Federal para que através de convênios seja realisado o balizamento noturno da pista do Aeroporto de Ibitinga. Autoria: Vereadores Igor e Guilherme. – 8. Serviços de tapa buracos na Rua Victorio Tagliari, na Vila Maria. Autoria: Vereador Guilherme. – 9. Serviços de tapa buracos na Rua Antonio Bertoline, no Jardim Rafaela. Autoria: Vereador Guilherme. – 10. Instalação de canaleta de concreto na Rua Jose Augusto Massona, cruzamento com a Rua João Câncio de Toledo Piza, no Jardim Maria Luiza II. – 11. Duplicação da Avenida João Farah, no trecho compreendido entre os Jardins: Bela Vista Sul e Natália. Autoria: Vereador Jean. – 12. Interligação do dispensário de medicamento do SAMS, com o Pronto Socorro a fim de disponibilizar gratuitamente aos usuários do SUS os medicamentos receitados pelos plantonistas e que não são disponibilizados no programa gratuito da farmácia popular, do período das 19h00min da sexta-feira ate o final do domingo. Autoria: Vereador Dr. Marcel. – 13. Providencias da administração publica sobre os veículos abandonados ou deixados nas vias publicas municipais. Autoria: Vereador Mira.
Passou-se para a DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA MATÉRIA LIDA: 1. REQUERIMENTO REQUERENDO RELACAO DA PROGRAMACAO DE EVENTOS QUE ESTAO INCLUIDOS NO CALENDARIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICIPIO PARA O ANO DE 2013. Usou da palavra o Vereador Valdecir relatando que a população reclama de eventos que acontecem na mesma data, prejudicando a ambos, precisando de mudanças nas datas. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 2. MOCAO DE APLAUSO AO COLUMA FUTEBOL CLUBE – TIME AMADOR DA VILA SIMOES DE IBITINGA, PELA CONQUISTA DO 5º TITULO DO CAMPEONATO DO PARQUE. Usou da palavra o Vereador Guilherme falando do trabalho do Clube e de sua merecida conquista. A Moção foi aprovada por unanimidade dos votos. – 3. MOCAO DE CONGRATULACOES A TODAS A MULHERES PELA PASSAGEM DO “DIA INTERNACIONAL DA MULHER” NO PROXIMO DIA 08 DE MARCO. A presidência foi transferida ao Vice-Presidente. O Vereador Dr. Marcel comentou que sem as mulheres nada mais aconteceria e que o dia da mulher deveria ser todos os dias. A Presidência retornou ao Presidente. A Moção foi aprovada por unanimidade dos votos. – 4. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE A FALTA DE MEDICAMENTO NA FARMACIA MUNICIPAL. O Vereador Valdecir usou da palavra comentando que a falta de medicamento na rede pública é grande e a Diretora Superintendente relatou que foi comprado muito medicamento estando para ser entregue, e que a distribuição de medicamento para as pessoas carentes cabe ao Fundo Social; mas ainda falta muito medicamento que não estão incluídos na lista de medicamentos disponibilizados na rede pública, além do que o Fundo Social tem feito seu trabalho sim. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 5. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE INCORPORACOES E VALORES LIQUIDADOS NOS AUTOS NA RECLAMACAO TRABALHISTA 990/2007. Usou da palavra o Vereador Osias esclarecendo que os servidores têm questionado sobre os pagamentos que já estão sendo pagos sobre a ação. O Vereador Leopoldo apoiou o pedido do Vereador. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 6. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE ATENDIMENTO MEDICO NA AREA DE ORTOPEDISTA, COM FALTA DE MEDICO, VALOR DE CIRURGIA E DESAPARECIMENTO DE PRONTUARIO DE PACIENTES, JUNTO A SANTA CASA LOCAL. Usou da palavra o Vereador Guilherme indagando sobre o que a população lhe tem perguntado. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. A Presidência foi transferida ao Vice-Presidente. O Vereador Dr. Marcel comentou que em 2012 a disciplina de ortopedia não recebeu por nenhuma cirurgia, entretanto, foi realizados em torno de 40 procedimentos, além de desaparecer os prontuários, o repasse SUS está atrasado há quatro meses e o plantão à distância há três meses; o mesmo aconteceu com o aparelho de Raios-X da Vila Maria que desapareceu e o aparelho de revelação de filme do posto do centro também está quebrado, mas, de janeiro para cá já voltaram às cirurgias e os pacientes estão sendo chamados para serem reavaliados. A presidência retornou ao Presidente. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 7. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE CONTINUIDADE DA CANALIZACAO DO CORREGO SALTINHO, JUNTO AO JARDIM RAFAELA. Usou da palavra o Vereador Guilherme comentando que a população do bairro reclama muito do mau cheiro. O Vereador Leopoldo elogiou o pedido do Vereador e lembrou que precisaria ser buscado recurso de fora do município. O Vereador Valdecir comentando que a população carente está sempre esquecida, como pode se ver que a canalização do córrego chegou até o condomínio. O Vereador Mira corrigiu que o córrego naquele local é o São Joaquim. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 8. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE RETIRADA DO RESERVATORIO DE AGUA DA VILA DOS BANCARIOS, OS MOTIVOS DE SUA RETIRADA E O QUE LEVOU A ISTO. Usou da palavra o Vereador Guilherme comentando que a população reclama da falta de água no bairro, não entendendo por que a caixa existente no bairro foi tirada. O Vereador Valdecir comentou que na época da retirada da caixa questionou o procedimento sem obter êxito, elogiando a luta do Vereador por aquele bairro. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 9. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE FALTA DE MEDICO PEDIATRA NO POSTO DE SAUDE DO JARDIM SANTA CLARA. Usou da palavra o Vereador Guilherme comentando que as mães reclamam da falta de pediatra no posto do bairro e querem saber quando isto será resolvido. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. 10. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE INCLUSAO DE SHOWS DE MUSICA GOSPEL, COM BANDAS E CANTORES EVANGELICOS, NA FEIRA DO BORDADO DE 2013. Usou da palavra o Vereador Jean relatando que os Cristãos têm indagando e as conversas são de que não haverá os shows, e caso haja estes querem se organizar para participarem. Usou da palavra o Vereador Valdecir relatando que nestes dias de shows não se vê violência. Usou da palavra o Vereador Leopoldo elogiando a propositura que inclusive coloca os Cristãos à disposição para indicação de nomes de artistas para os shows. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 11. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE QUANDO OS BANHEIROS DO CEMITERIO MUNICIPAL E PREDIO DO VELORIO, DO DISTRITO DE CAMBARATIBA, SERAO ABERTOS E POR QUAIS MOTIVOS PERMANECEM FECHADOS. Usou da palavra o Vereador Jean informando que fez o pedido, apenas está formalizando o pedido. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 12. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE LIMPEZA E MANUTENCAO DA PRACA DO DISTRITO DE CAMBARATIBA, E A QUEM CABE A RESPONSABILIDADE DESTES SERVICOS NO LOCAL. Usou da palavra o Vereador Jean informando que fez o pedido, apenas está formalizando o pedido, querendo saber quem é o responsável sobre a praça para tomar providências futuras. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos. – 13. REQUERIMENTO DE INFORMACAO SOBRE ONDE SE LOCALIZAM E QUANTAS VAGAS POSSUI OS PONTOS DE TAXI DA CIDADE, E POSSIVEL EXPANSÃO DESTES LOCAIS E VAGAS. Usou da palavra o Vereador Mira comentando que os pontos ficam vazios, situação estranha se levar em conta o número elevado de carros com placas vermelhas pela cidade. O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos.
Leitura de Matérias recebidas dos Vereadores
Em seguida passou-se para os RECEBIDOS DO SENHOR PREFEITO: Constou do PLC 9/2012 – PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR - que regulamenta o provimento das funções gratificadas de Diretor de Escola e Vice Diretor de Escola, conforme Anexo I da Lei Complementar nº 37, de 29 de setembro de 2010. Constou do OFÍCIO Nº 229/2013 – solicitando a retirada de tramitação ao PLO 10/2013 – PROJETO DE LEI ORDINARIA - que regulamenta o provimento das funções gratificadas de diretor de escola e vice-diretor de escola, conforme Anexo I da Lei Municipal nº 037, de 29 de setembro de 2010. Constou do OFICIO Nº 256/2013 – enviando resposta ao requerimento sobre curso de aperfeiçoamento e qualificação para mototaxistas. Constou do OFICIO Nº 258/2013 – enviando resposta ao requerimento sobre terreno do antigo lixão, no Jardim Maria Luiza I. Constou do OFICIO Nº 259/2013 – enviando resposta ao requerimento sobre a realização do carnaval popular. Constou do OFICIO Nº 260/2013 – enviando resposta ao requerimento sobre área localizada no Jardim Maria Luiza I, entre as Ruas Erico Meira Ramos, Jose Augusto de Arruda Botelho e José Venâncio Custodio. Constou do OFICIO Nº 257/2013 – enviando resposta ao requerimento sobre funcionários públicos que concorreram ao pleito eleitoral nas ultimas eleições. Constou do OFICIO Nº 261/2013 – enviando balancete do mês de janeiro.
Em seguida passou-se para os RECEBIDOS DE DIVERSOS: 1. Da POLICIA MILITAR: oficio nº 249/420/13, enviando resposta à indicação que solicitou providencias sobre o excesso de som e barulho em alguns locais da cidade. – 2, Do MINISTÉRIO DA SAÚDE: telegramas nº 005131, 001977, informando liberação de recurso financeiro para o município.
leitura, discussão e votação de proposições
Tribuna Livre
Votação da Ata da Sessão anterior
Item Identificação da Matéria Resultado
1
Requerimento nº 32/2013 - VALDECIR DE TRAQUE - REQUER QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ENVIE RELAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS QUE ESTÃO INCLUÍDOS NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO PARA O ANO DE 2013. Aprovado
2
Moção nº 11/2013 - GUILHERME DE SOUZA MARTINS - MOÇÃO DE APLAUSO AO COLUMA FUTEBOL CLUBE - TIME AMADOR DA VILA SIMÕES - IBITINGA PELA CONQUISTA DO 5º TÍTULO DO CAMPEONATO DO PARQUE. Aprovado
3
Moção nº 12/2013 - MARCEL PINTO DA COSTA - EXTERNA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES A TODAS AS MULHERES PELA PASSAGEM DO “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”. Aprovado
4
Requerimento nº 31/2013 - VALDECIR DE TRAQUE - REQUER INFORMAÇÕES SOBRE A FALTA DE MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA MUNICIPAL. Aprovado
5
Requerimento nº 33/2013 - OSIAS SOARES DE OLIVEIRA - REQUER INFORMAÇÕES SOBRE A RECLAMAÇÃO TRABALHISTA 990/2007. Aprovado
6
Requerimento nº 34/2013 - GUILHERME DE SOUZA MARTINS - REQUER INFORMAÇÃO A RESPEITO DE ATENDIMENTO DE MÉDICO ORTOPEDISTA NA SANTA CASA DE CARIDADE E MATERNIDADE DE IBITINGA. Aprovado
7
Requerimento nº 35/2013 - GUILHERME DE SOUZA MARTINS - REQUER INFORMAÇÃO SOBRE A CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO SALTINHO. Aprovado
8
Requerimento nº 36/2013 - GUILHERME DE SOUZA MARTINS - REQUER INFORMAÇÃO A RESPEITO DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA DA VILA DOS BANCÁRIOS. Aprovado
9
Requerimento nº 37/2013 - GUILHERME DE SOUZA MARTINS - REQUER INFORMAÇÃO A RESPEITO DO ATENDIMENTO DO POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA, DO JARDIM SANTA CLARA. Aprovado
10
Requerimento nº 38/2013 - JEAN FERREIRA DA SILVA, OSIAS SOARES DE OLIVEIRA - REQUER INFORMAÇÃO A RESPEITO DOS SHOWS DE MÚSICA GOSPEL NA FEIRA DO BORDADO 2013. Aprovado
11
Requerimento nº 39/2013 - JEAN FERREIRA DA SILVA, OSIAS SOARES DE OLIVEIRA - REQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS BANHEIROS DO CEMITÉRIO MUNICIPAL DO DISTRITO DE CAMBARATIBA, BEM COMO DO VELÓRIO MUNICIPAL. Aprovado
12
Requerimento nº 40/2013 - JEAN FERREIRA DA SILVA, OSIAS SOARES DE OLIVEIRA - REQUER INFORMAÇÃO SOBRE A PRAÇA DO CENTRO DO DISTRITO DE CAMBARATIBA. Aprovado
13
Requerimento nº 41/2013 - MIRA - REQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS PONTOS DE TÁXI EM NOSSO MUNICÍPIO. Aprovado
Ordem Vereador / Partido Discurso
1 LEOPOLDO / PSL
Não disponível
2 IGOR FIORENTINO / PSDB
Não disponível
3 OSIAS SOARES DE OLIVEIRA / PT
Não disponível
4 VALDECIR DE TRAQUE / PR
Não disponível
5 MIRA / MDB
Não disponível
6 GUILHERME DE SOUZA MARTINS / PPS
Não disponível
7 JEAN FERREIRA DA SILVA / PSC
Não disponível
8 WINDSON PINHEIRO / PSDB
Não disponível
9 MARCEL PINTO DA COSTA / PSDB
Não disponível

Vereadores Presentes [10]: MIRA / MDB, GUILHERME DE SOUZA MARTINS / PPS, GUMERCINDO JOSÉ ROSSATO BERNARDI / PSDB, IGOR FIORENTINO / PSDB, JEAN FERREIRA DA SILVA / PSC, LEOPOLDO / PSL, MARCEL PINTO DA COSTA / PSDB, OSIAS SOARES DE OLIVEIRA / PT, VALDECIR DE TRAQUE / PR, WINDSON PINHEIRO / PSDB

Item Matéria Resultado
1
Turno Único do Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2013 - Mesa Diretora - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO QUE APRECIA PARECER PRÉVIO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE AS CONTAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURISTICA DE IBITINGA, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE DOIS MIL E DEZ (2010). Aprovado
2
Turno Único do Projeto de Lei Ordinária nº 18/2013 - MIRA - CONCEDE PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DE PRÉDIOS, ACRÉSCIMOS E REFORMAS, CONCLUÍDAS OU NÃO, COM PROJETOS OU NÃO, SEM LICENÇA OU EM DESACORDO COM PROJETO APROVADO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Aprovado
COM EMENDA
Parecer CCLJR nº None/None ao PLO 18/2013 - Relatoria: OSIAS SOARES DE OLIVEIRA Matéria não sujeita a votação.
Parecer COSP nº None/None ao PLO 18/2013 - Relatoria: GUMERCINDO JOSÉ ROSSATO BERNARDI Matéria não sujeita a votação.
3
Turno Único do Projeto de Lei Complementar nº 9/2013 - Prefeitura de Ibitinga - PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR QUE REGULAMENTA O PROVIMENTO DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE DIRETOR DE ESCOLA E DE VICE DIRETOR DE ESCOLA, CONFORME ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR Nº 037, DE 29 DE SETEMBRO DE 2010. Aprovado
COM EMENDA
Encerramento: às 01:40 hs